quinta-feira, 17 de abril de 2008

Aula prática nº 25

Mais uma terça-feira, mais uma aula prática. Desta vez a actividade proposta denominada "Actividade enzimática-factores condicionantes" pretendia determinar a influência de alguns factores na actividade enzimática tendo como exemplo a catalase. Esta é uma enzima intracelular encontrada na maioria dos organismos, que decompõe o peróxido de hidrogénio.
Assim, foi-nos disponibilizado todo o material necessário à elaboração desta actividade. Começamos por numerar 6 tubos de ensaio, adicionando a cada um 2 mL de peróxido de hidrogénio. O tubo 1 servia de controlo. Esmagamos um bocado de fígado fresco, no almofariz, misturado com areia, para facilitar o procedimento. Adicionamos este pedaço de fígado fresco esmagado ao tubo 2. No tubo 3 adicionamos um pouco de fígado cozido e no tubo 4 fígado congelado. Posteriormente introduzimos e seguramos um fósforo com a ponta incandescente em cada um dos tubos e verificamos se ocorreu alguma variação de temperatura no fundo dos tubos. De seguida, colocamos os tubos nº3 e 4 durante 10 minutos, em banho-maria a 37ºC. Passado os 10 minutos repetimos o procedimento do fósforo nos tubos 3 e 4, observando a reacção da ponta incandescente, em cada um dos tubos. No tubo 5 deitamos 4 gotas de HCL e, depois, adicionamos um pouco de fígado fresco. Já no tubo 6, em vez de ácido, deitamos 4 gotas de uma base, o NaHO, e, depois, adicionamos, tal como no tubo 5, um pouco de fígado fresco. Verificamos o que é que ocorreu em cada tubo e registamos os resultados:




Após a análise dos resultados podemos concluir que a temperatura e o pH são alguns dos factores condicionantes da actividade enzimática.

Sem comentários: