terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Aula prática nº 17

Hoje a aula foi bastante teórica dado que, sem tempo para nada mais, foi feita a conclusão da apresentação de trabalhos de pesquisa sobre doenças genéticas.

Foi uma aula bastante enriquecedora, pois foi-nos dado a conhecer as várias doenças genéticas existentes, as suas origens, a sua incidência, os seus sintomas, a que níveis actuam essas doenças entre outras curiosidades.

sábado, 26 de janeiro de 2008

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Investigadores querem sequenciar genoma de mil pessoas


Um consórcio internacional de investigadores anunciou terça feira um projecto que visa sequenciar o genoma de um milhar de pessoas para criar um catálogo, o mais completo e detalhado das variações genéticas humanas que surgem ligadas a numerosas doenças.

Apoiado em equipas de investigadores pluridisciplinares, o projecto, denominado "The 1000 Genome Project", elaborará uma nova carta do genoma humano que oferecerá "uma imagem das variações do ADN bio-medicamente importantes a um nível de detalhe sem precedentes", declarou Richard Durbin do instituto americano Wellcome Trust Sanger.

Tal como os projectos de pesquisa anteriores sobre o genoma humano, todos os dados que daí resultarem serão gratuitamente acessíveis a todos os investigadores do mundo.

"Um projecto deste tipo era impensável há dois anos, mas graças aos avanços surpreendentes da tecnologia da sequenciação e da bio-informática , o genoma das populações estará acessível a todos", sublinharam os promotores.

A catalogação das variações das sequências do genoma e dos genes poderá facilitar a busca de factores genéticos responsáveis por determinadas doenças humanas.


Fonte:
http://observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=19530

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Aula prática nº 16

Nesta aula todos os grupos concluiram a planificação do projecto de investigação que ainda não tinha sido findado.

De seguida, de acordo com o tempo restante, foram apresentados alguns trabalhos de pesquisa sobre doenças genéticas.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Aula prática nº 15

E esta 2ª aula prática de biologia do 2º período não foi mais que trabalhar no nosso novo projecto! Pois é, aparentemente esta nova actividade vai dar muito que falar, e também que fazer...=)

Nesta aula cada grupo executou a planificação das actividades a realizar ao longo do ano lectivo, relacionadas com o estudo da forma de transmissão de uma determinada característica dos nossos novos colegas "Xiphophorus maculatus". No caso do meu grupo, essa característica é a morfologia da barbatana dorsal do respectivo peixe.

Foi-nos entregue pelo professor uma grelha para identificar a característica escolhida e realizar a planificação do projecto. Essa grelha era constituída pela "Questão ou problema inicial" no qual se irá dizer o que se pretende descobrir, "Identificação de variáveis" sendo estas variáveis que podem ou não influenciar o problema, "Formulação de hipóteses" onde se sugere uma resposta para a questão inicial, que após os resultados obtidos poderá ou não ser verídica e por fim a "Planificação" em que são estabelecidos os procedimentos a concretizar para controlar as variáveis e responder ao problema inicial. É também na planificação que colocamos os materiais e equipamentos necessários à realização desta actividade.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Aula prática nº 14

Após as (curtíssimas) férias, infelizmente retornamos às aulas =(. Nesta terça retomamos as aulas práticas de Biologia, no qual no início da aula nos foi sugerido pelo professor um trabalho individual sobre as doenças genéticas. Alguns alunos escolheram qual a doença que iriam tratar, no meu caso foi o professor que sugeriu a "distrofia muscular de Duchenne".

Após a distribuição das doenças genéticas por cada aluno, foi-nos proposto outro trabalho mas desta vez em grupo e para ser desenvolvido ao longo do ano lectivo. Esse trabalho consiste no estudo do modo de transmissão de características hereditárias existentes em Xiphophorus maculatus. Cada grupo irá estudar uma determinada característica presente neste peixe, como se transmite essa característica à descendência, relação dominância/recessividade...

Uma primeira apreciação do nosso futuro projecto: no mínimo complicado! =)

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Quase 400 genes estão relacionados ao vício em drogas, aponta pesquisa

Cientistas da China identificaram cerca de 400 genes que parecem fazer com que algumas pessoas sejam mais vulneráveis ao vício em drogas. A descoberta pode abrir um novo caminho --ainda bastante controvertido-- para controlar o problema.

Os especialistas, da Universidade de Pequim, partiram da premissa de que factores genéticos representam de 40% a 60% da vulnerabilidade de uma pessoa com respeito ao vício. Factores ambientais e sociais seriam os responsáveis pelo índice restante.

Os pesquisadores concentraram-se em quatro substâncias --cocaína, opiato, álcool e nicotina. Mapearam cinco principais rotas (ou "caminhos moleculares") que levam ao vício, segundo estudo publicado no "PLoS Computational Biology".

Descobrir quais são esses caminhos é importante no estudo de doenças complexas, já que elas permitem analisar quais são os genes e proteínas envolvidas no problema. No caso do cancro, por exemplo, os médicos utilizam esse método para fazer diagnósticos e previsões sobre o desenvolvimento da doença.

Para analisar o vício em drogas, os pesquisadores analisaram mais de mil artigos divulgados em publicações médicas nos últimos 30 anos que ligavam genes e certas regiões dos cromossomas ao vício em drogas. Fizeram então uma lista de 1.500 genes relacionados ao vício.

Dado que alguns desses genes apareciam com mais frequência que outros na análise dos "caminhos moleculares", os cientistas chegaram a 396 genes que estariam ligados ao problema.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u361385.shtml