Mostrar mensagens com a etiqueta Aulas práticas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Aulas práticas. Mostrar todas as mensagens

sábado, 31 de maio de 2008

Aula prática nº 30

Nesta aula procedeu-se à continuação da apresentação dos trabalhos individuais relativos à preservação e recuperação do meio ambiente, iniciados na última aula.
Desta vez os trabalhos apresentados foram a contaminação da atmosfera, chuvas ácidas, efeito de estufa e rarefacção da camada de ozono.
Dado a actualidade destes temas penso que todos nós sabemos um pouco acerca deles mas com a apresentação ainda ficamos mais elucidados acerca da situação em que cada um se encontra.
Uma vez que apresentei o trabalho relativo ao "Efeito de estufa" acho importante referir que com este trabalho fiquei a conhecer um pouco mais acerca deste tema.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Aula prática nº 29

Nesta aula começamos com as apresentações dos trabalhos individuais sobre a recuperação e preservação do meio ambiente. Os trabalhos apresentados foram a acumulação de poluentes nas cadeias alimentares, contaminação dos solos, contaminação das águas e eutrofização das águas.
De seguida, dado que nesse dia havia várias exposições (de biologia, física e química), fomos convidados a vê-las. Assim se passou a última parte da aula, visualizando e participando nas exposições que estavam a decorrer no bloco B.




Aula prática nº 28

Na aula prática de Biologia do dia 6 de Maio, estivemos a concluir todos os trabalhos pendentes, nomeadamente relatórios em atraso e a actividade prática iniciada na aula anterior.
Falamos também acerca dos trabalhos sobre a recuperação e preservação do meio ambiente, que iriam ser iniciados na próxima aula prática.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Aula prática nº27

A vigésima sétima aula prática de Biologia foi mais curta que o habitual. A aula acabou às 10, enquanto que habitualmente termina as 10.45h, dado que nesse dia foi realizado o teste intermédio de Matemática do 12ºano.
Dado que ainda tínhamos alguns relatórios pendentes, parte do meu grupo se dedicou à finalização destes, enquanto que outra parte virou-se para a realização de uma nova actividade prática. Esta actividade consistia na observação e análise de características de uma planta fornecida pelo professor, de modo a identificar o seu nome científico, as suas características morfológicas, reprodutoras e potencialidade para clonagem.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Aula prática nº 26

Sobre esta aula não há muito a dizer dado que apenas nos dedicamos à elaboração de relatórios. Continuamos os que não estavam finalizados e iniciamos o relatório acerca da actividade prática da aula anterior.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Aula prática nº 25

Mais uma terça-feira, mais uma aula prática. Desta vez a actividade proposta denominada "Actividade enzimática-factores condicionantes" pretendia determinar a influência de alguns factores na actividade enzimática tendo como exemplo a catalase. Esta é uma enzima intracelular encontrada na maioria dos organismos, que decompõe o peróxido de hidrogénio.
Assim, foi-nos disponibilizado todo o material necessário à elaboração desta actividade. Começamos por numerar 6 tubos de ensaio, adicionando a cada um 2 mL de peróxido de hidrogénio. O tubo 1 servia de controlo. Esmagamos um bocado de fígado fresco, no almofariz, misturado com areia, para facilitar o procedimento. Adicionamos este pedaço de fígado fresco esmagado ao tubo 2. No tubo 3 adicionamos um pouco de fígado cozido e no tubo 4 fígado congelado. Posteriormente introduzimos e seguramos um fósforo com a ponta incandescente em cada um dos tubos e verificamos se ocorreu alguma variação de temperatura no fundo dos tubos. De seguida, colocamos os tubos nº3 e 4 durante 10 minutos, em banho-maria a 37ºC. Passado os 10 minutos repetimos o procedimento do fósforo nos tubos 3 e 4, observando a reacção da ponta incandescente, em cada um dos tubos. No tubo 5 deitamos 4 gotas de HCL e, depois, adicionamos um pouco de fígado fresco. Já no tubo 6, em vez de ácido, deitamos 4 gotas de uma base, o NaHO, e, depois, adicionamos, tal como no tubo 5, um pouco de fígado fresco. Verificamos o que é que ocorreu em cada tubo e registamos os resultados:




Após a análise dos resultados podemos concluir que a temperatura e o pH são alguns dos factores condicionantes da actividade enzimática.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Aula prática nº 24

A vigésima quarta aula prática de Biologia foi uma aula deveras interessante e divertida. Fomos, durante mais ou menos uma hora, uns verdadeiros padeiros!! lol
Nesta aula, em vez de picles, produzimos pão com recurso a microrganismos. Activamos o fermento de padeiro, juntando um pouco de água morna e duas colheres de farinha. Amassamos até formar uma pequena bola de massa. Depois, deitamos farinha num recipiente à parte e juntamos sal. Fizemos um buraco no centro da farinha, colocando aí o fermento. Amassamos bem a massa, juntando-lhe água, até esta ter uma consistência elástica e que não colasse às mãos. A seguir deixamos a massa em repouso durante cerca de uma hora, para levedar. Enquanto esta levedava, continuamos a elaboração do relatório da actividade anterior e iniciamos o relatório sobre esta actividade.
Posteriormente moldamos a massa à nossa maneira e colocamo-la no forno durante cerca de quarenta e cinco minuto para obtermos o famoso pão. Retorna-mos à elaboração dos relatórios e quando o pão estava pronto toca a comer!! E que bom que estava.. Fiquem com as imagens. =)




terça-feira, 1 de abril de 2008

Aula prática nº 23

Após as curtíssimas férias que tivemos infelizmente já retornamos às aulas..=( Mas pessoal toca a trabalhar pois este é o período decisivo!!

Relativamente à primeira aula prática do 3º período pode-se dizer que foi uma aula interessante. A actividade prática relativa a esta aula consistiu na produção de picles com recurso a microrganismos.

Inicialmente o João cortou uma garrafa de plástico que iria ser necessária posteriormente. Foram distribuídos vegetais (repolho, pimento, alho) a cada grupo de modo a que fossem cortados para depois serem depositados na tal garrafa já cortada. Após os vegetais estarem cortados, foram colocadas camadas alternativas dos mesmos, pulvilhando com sal e pressionando à medida que se colocava uma nova camada. No fim verificamos uma acumulação de sumo por cima dos vegetais.



Após calibrarmos os medidores do pH fomos medir o pH do tal sumo resultante da actividade, constatando que esse pH era ácido (5.16 no caso do meu grupo). Nas próximas semanas iremos voltar a medir o pH, terminando a actividade quando o pH atingir os 3,5.


Após a realização da actividade iniciamos o relatório acerca da mesma.

Nesta aula foram também distribuídos variados temas relacionados com a última unidade do manual escolar, que tem a ver com o meio ambiente, que irão ser o único trabalho de pesquisa do 3º período na disciplina de Biologia. Este trabalho será a única fonte de aprendizagem da última unidade dado que o professor não irá dar esta matéria, ou seja, a matéria será dada a partir dos nossos trabalhos.

terça-feira, 11 de março de 2008

Aula prática nº 22

Hoje,a última aula prática de Biologia foi dedicada a elaborar o relatório sobre a actividade prática que consistia na observação de diferentes células e estruturas do sistema imunitário.

Além disso, o professor Salsa perguntou-nos como estava o E-Portfólio de cada um (pior, igual ou melhor) e pediu para respondermos a essa questão, justificando, por escrito.

terça-feira, 4 de março de 2008

Aula prática nº21

Hoje a aula prática foi à volta de microscópios e preparações definitivas de estruturas do sistema imunitário associadas à defesa do organismo humano, particularmente da medula óssea vermelha, timo, sangue humano (leucócitos), nódulo linfático e amígdala.

Assim, foi distribuído a cada grupo algumas dessas preparações de modo a as observar ao MOC e desenhar o visualizado. Posteriormente, através de um Atlas de Histologia e um website, identificamos e legendamos as estruturas, tecidos e células observadas.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Aula prática nº 20

Iniciamos a vigésima aula prática com a conclusão dos relatórios da actividade prática que consistia na extracção do DNA de frutos.

Posteriormente foi-nos proposto a realização de um teste de paternidade recorrendo a uma análise de restrição virtual baseada em ferramentas disponíveis na Internet. Através de sequências de nucleótidos que representam segmentos de DNA de quatro pessoas (dois possíveis pais, o filho e a mãe) e de técnicas de análise de DNA, descobrimos quem era o pai.

Por fim, a Ana Luísa e o Dinis apresentaram voluntariamente os seus E-Portfólios, a fim de mostrar qual o ponto de situação.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Aula prática nº 19

Apesar de continuarmos com a actividade prática da aula anterior, esta aula nada teve a ver com a anterior.

O professor começou a aula por nos dizer qual tinha sido o projecto de investigação, relacionado com o estudo da transmissão de uma determinada característica do Xiphophorus, escolhido. Verificamos que não foi nenhum dos projectos do nosso turno.
Depois, foi dito a cada grupo quais os erros cometidos no projecto, que impossibilitaram a sua escolha por parte do professor, e foi dita a respectiva nota de cada projecto.

Na segunda parte da aula retomamos a elaboração do relatório sobre a extracção do DNA de frutos.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Aula prática nº 18

Na aula prática de hoje, realizamos uma actividade bastante interessante e a que eu mais gostei até hoje.

A actividade proposta foi a extracção do DNA de frutos e respectiva observação ao MOC.

O professor distribuiu um kiwi, um morango e o restante material necessário à elaboração da experiência a cada grupo. Metade dos elementos de cada grupo ficava com o kiwi e a outra metade com o morango de modo a extrair o respectivo DNA.

Após a distribuição do material, realizamos os procedimentos indicados na ficha sobre esta actividade, dada pelo professor, e observamos o respectivo material genético. Posteriormente desenhamos o observado e iniciamos a elaboração do relatório sobre esta actividade.


















PS: A última foto é da autoria do Dinis.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Aula prática nº 17

Hoje a aula foi bastante teórica dado que, sem tempo para nada mais, foi feita a conclusão da apresentação de trabalhos de pesquisa sobre doenças genéticas.

Foi uma aula bastante enriquecedora, pois foi-nos dado a conhecer as várias doenças genéticas existentes, as suas origens, a sua incidência, os seus sintomas, a que níveis actuam essas doenças entre outras curiosidades.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Aula prática nº 16

Nesta aula todos os grupos concluiram a planificação do projecto de investigação que ainda não tinha sido findado.

De seguida, de acordo com o tempo restante, foram apresentados alguns trabalhos de pesquisa sobre doenças genéticas.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Aula prática nº 15

E esta 2ª aula prática de biologia do 2º período não foi mais que trabalhar no nosso novo projecto! Pois é, aparentemente esta nova actividade vai dar muito que falar, e também que fazer...=)

Nesta aula cada grupo executou a planificação das actividades a realizar ao longo do ano lectivo, relacionadas com o estudo da forma de transmissão de uma determinada característica dos nossos novos colegas "Xiphophorus maculatus". No caso do meu grupo, essa característica é a morfologia da barbatana dorsal do respectivo peixe.

Foi-nos entregue pelo professor uma grelha para identificar a característica escolhida e realizar a planificação do projecto. Essa grelha era constituída pela "Questão ou problema inicial" no qual se irá dizer o que se pretende descobrir, "Identificação de variáveis" sendo estas variáveis que podem ou não influenciar o problema, "Formulação de hipóteses" onde se sugere uma resposta para a questão inicial, que após os resultados obtidos poderá ou não ser verídica e por fim a "Planificação" em que são estabelecidos os procedimentos a concretizar para controlar as variáveis e responder ao problema inicial. É também na planificação que colocamos os materiais e equipamentos necessários à realização desta actividade.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Aula prática nº 14

Após as (curtíssimas) férias, infelizmente retornamos às aulas =(. Nesta terça retomamos as aulas práticas de Biologia, no qual no início da aula nos foi sugerido pelo professor um trabalho individual sobre as doenças genéticas. Alguns alunos escolheram qual a doença que iriam tratar, no meu caso foi o professor que sugeriu a "distrofia muscular de Duchenne".

Após a distribuição das doenças genéticas por cada aluno, foi-nos proposto outro trabalho mas desta vez em grupo e para ser desenvolvido ao longo do ano lectivo. Esse trabalho consiste no estudo do modo de transmissão de características hereditárias existentes em Xiphophorus maculatus. Cada grupo irá estudar uma determinada característica presente neste peixe, como se transmite essa característica à descendência, relação dominância/recessividade...

Uma primeira apreciação do nosso futuro projecto: no mínimo complicado! =)

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Aula prática nº 13

E hoje foi a última aula prática de Biologia! Até que enfim... Não, nada disso! Eu gosto muito destas aulas! =D (um bocadinho de graxa não faz mal a ninguém :D)

Bem mas falando de coisas que interessam, hoje foi uma aula diferente do habitual pois foi uma espécie de aula conclusiva, dado que todos os trabalhos e relatórios que tinha ficado incompletos foram acabados.

Enquanto finalizavamos os nossos trabalhos o professor mostrou-nos a avaliação dos dois trabalhos individuais (contracepção e controlo de fertilidade) e do 3º relatório. Admito que só fiquei satisfeita pela avaliação do trabalho sobre métodos contraceptivos, na qual obtive 19. Fiquei descontente relativamente ao outro trabalho no qual obtive apenas 16.68 (se não me engano) pois eu penso que o meu trabalho era complicado e não poderia fazer mais do que fiz (a não ser colocar as fontes, não sabendo eu que fazia parte dos parâmetros de avaliação).
Quanto ao relatório a minha classificação é 12.5, no entanto a discussão de resultados ainda não foi avaliada, valendo esta 5 valores.

Concluindo, no 2º período terei de me esforçar mais para obter melhores classificações, tanto a nível de trabalhos como de relatórios. Até lá só desejo ter umas boas férias!! =)

Aula prática nº 12

Iniciamos esta aula pela correção do quiz sobre monoibridismo realizado na aula anterior. Percebi então quais tinham sido os meus erros que impediram que obtivesse a nota máxima (10) nesse quiz.
Depois da dita correção realizamos outro quiz mas desta vez sobre o diibridismo.Este já era um pouco mais complicado, que acarretou mais dúvidas. Porém, face ao meu estudo, penso que já compreendo melhor esta matéria que tanto dá que pensar. =)











Aproveito para pedir desculpa pela ausência de postagens mas os testes e trabalhos têm me impedido de o fazer.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Aula prática nº 11

Como era previsto hoje iniciamos a aula com a conclusão da apresentação dos trabalhos sobre o controlo de fertilidade.
De seguida o professor explicou alguns conceitos sobre o monoibridismo, conceitos estes fundamentais para a realização da actividade prática que nos esperava.
Esta actividade consistia na resolução de um quiz sobre o monoibridismo.
Confesso que gostei desta aula, pois foi uma forma divertida de aprender e compreender a matéria.