quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A longa e difícil caminhada

E porque o blog não é só para falar das aulas práticas cá vai um vídeo que achei muito interessante e tem tudo a ver com a matéria que estamos a dar.


5 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem Isabel... A tua ideia foi genial!!!

Não fazia a menor ideia de que o café pudesse beneficiar os espermatozóides para a sua longa caminhada de +/- 10h até à fecundação... Também desconhecia a velocidade a que nadam os espermatozóides... 3mm/s!!!

Agora tenho a dizer que fiquei estupfacta quando ouvi porem em hipótese o espermatozóide ter olfacto. Isto porque ele consegue encontrar o óvulo! Impressionante... Pois estou agora a lembrar-me de um debate que ouvi no ano passado relativamente ao aborto na televisao. Uma escritora conhecida que era a favor teve a lata e coragem de abordar um fecto pelo termo "coisa" não fazendo ela a minima ideia que antes de ser fecto era espermatozóide e que tinha capacidades espectaculares... Bem, um aparte que me marcou muito!!!

Ideia espectacular =)

Isabel Oliveira disse...

Pois, eu também desconhecia estes pequenos (mas grandes) pormenores presentes neste vídeo, daí o meu interesse em colocá-lo aqui.

Achei que era bastante interessante e informativo também. Já sabiamos pela observação de outras notícias postadas em outros blogs que, por exemplo, os banhos quentes e roupa interior apertada afecta a qualidade do esperma. No entanto o facto do café fazer com que os espermatozóides nadem mais e mais depressa impressionou-me e ainda mais impressionada fiquei eu com a tal hipótese dos espermatozóides terem olfacto.

Realmente essa expressão e essa falta de ,no mínimo, algum estudo não passaria despercebida, principalmente quando dita por uma escritora conhecida.

Obrigado pelo teu comentário Ana. :]

Dinis Fernando disse...

Só posso elogiar esta postagem! Tal como tu sabes publiquei o mesmo vídeo sem saber que o tinhas postado. E fi-lo pelos mesmos motivos que o elogio! É uma forma interessante de resumir tudo o que demos sobre o mecanismo da reprodução, deliciando-nos ainda com alguns pormenores surpreendentes, tais como aqueles referidos pela Ana Curralo (os efeitos do café, a velocidade dos espermatozóides...)

Professor José Salsa disse...

Boa escolha! Vale mais um vídeo...

Tiago disse...

Postagem tao boa como as BIOpiadas... intressante!

Continua o bom trabalho.